TRICICLO / CAN-AM
SPYDER
Você acha que triciclos são veículos inúteis e inseguros? Nosso repórter achava, até conhecer este aqui
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Todas as
desvantagens de uma motocicleta com todas as desvantagens de um automóvel. Assim
muitos definem um triciclo. Inclusive eu. Ou melhor, definia. Depois de
experimentar o Can-Am Spyder, triciclo de proposta inédita produzido pela BRP
(Bombardier Recreational Products), estou revendo meus conceitos a respeito
desse tipo de veículo.
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Historicamente, todas as tentativas de
fazer de um triciclo um veículo prático e seguro falharam. Os pequenos ATVs dos
anos 70 foram banidos da indústria por causarem muitos acidentes fatais, e os
grandes triciclos feitos a partir de automóveis também mostraram problemas de
dirigibilidade.
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Em comum,
esses brinquedos tinham uma roda dianteira e duas traseiras. No Can-Am Spyder,
como se vê, são duas rodas dianteiras e uma traseira, o que, dinamicamente, lhe
confere estabilidade infinitamente superior. Basta ver os exemplos da indústria:
o Morgan de três rodas foi um sucesso em sua época, com duas rodas dianteiras,
diferentemente do Bond ou do Reliant Regal (aquele que Mr. Bean sempre faz
capotar), que têm apenas uma roda na frente.
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Do ponto de
vista mecânico, o Spyder é uma belíssima máquina: motor V2 refrigerado a água de
998 cm3, com 106 cv e 10,6 kgfm, câmbio de cinco velocidades, acionado pelo pé
esquerdo, com embreagem no manete esquerdo, suspensão dianteira com controle
eletrônico de estabilidade, freios com ABS acionados exclusivamente pelo pé
direito e sistema de direção servo-assistida. Esteticamente, é também uma bela
máquina. Seu visual é harmonioso, apesar da deformidade dianteira, e agressivo.
E o acabamento é de primeira.
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Mas o mais
interessante ainda está por vir. Sentado ao guidão, a posição de pilotagem é
idêntica à de uma motocicleta estradeira. Bastante confortável, por sinal.
Acionando o botão de partida, o ronco do V2 impressiona. Embreagem, primeira
engatada, parece mesmo uma motocicleta. Ah, não esqueça de soltar o freio de
estacionamento, com o pé esquerdo!
O
acelerador é igual ao das motos, e não como o dos jet-skis. Isso complica um
pouco ao fazer curvas. Com o motor ligado, o guidão é muito leve, graças à ajuda
de um servo-motor elétrico. As diferenças em relação a uma moto se acentuam em
curvas, quando se deve fazer o jogo de corpo para compensar o efeito centrífugo,
e em pavimentos irregulares, quando as suspensões dianteiras trabalham
independentemente. Ao parar, basta desligar o motor e acionar o freio de
estacionamento. Se precisar, tem marcha à ré.
![](http://perlbal.hi-pi.com/blog-images/582479/mn/131515895326.jpg)
O Can-Am
Spyder já está disponível no Brasil e custa R$ 73.770. Não substitui nem o
automóvel nem a motocicleta, mas, contrariando minhas expectativas iniciais, é
uma superdiversão.
FONTE: http://www.motorshow.com.br
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