VAMOS CONHECER UM POUCO DO
DEMOCRATA UM CARRO AUTENTICAMENTE NACIONAL CONHECIDO COMO O TUCKER
BRASILEIRO
O sonho de fabricar um carro 100% nacional
é quase tão antigo quanto a indústria automobilística. Em 1963, Nelson Fernandes
registrou a Indústria Brasileira de Automóveis Presidente, IBAP, época em que a
fabricação local tinha pouco mais de seis anos e já contava com iniciativas
idealistas que renderam protótipos como Joagar, Centaurus e Moldex. Seu plano
era produzir um modelo de alto padrão para concorrer com o Simca Chambord, o
Aero-Willys e o FNM JK. Mas isso não bastava. "A idéia era que a IBAP teria um
popular como o Fiat 500 e um utilitário", diz Fernandes. O modelo seria batizado
de Democrata, mas a estratégia de financiamento da empresa resultaria num
escândalo sem igual na história do carro nacional.
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Um
protótipo foi apresentado para dar credibilidade ao projeto. A inspiração vinha
do Chevrolet Corvair, que fugia dos padrões de Detroit ao adotar motor traseiro
refrigerado a ar. O sedã lembrava muito o Chevrolet, embora com grade na frente
e sem o vidro traseiro envolvente. A carroceria era de fibra de vidro. Como o
empresário admite, o motor, que era do Corvair, despertou as primeiras suspeitas
quanto à idoneidade do projeto. Não demorou para que, já com o motor V6 italiano
de 120 cv feito para o projeto, cinco protótipos viajassem pelo país, a fim de
atrair compradores de ações da empresa. Além dos dividendos, teriam prioridade e
desconto na compra do carro. O empresário havia usado esse método na criação do
clube de campo Acre Clube e de um edifício do empreendimento Hospitais
Presidente.
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Segundo
Fernandes, seus 120 funcionários também tinham benefícios, como título de
propriedade da IBAP, participação na diretoria, desconto na compra do carro e
preferência para se tornarem revendedores. Porém, havia aspectos estranhos no
negócio. Em setembro de 1966, QUATRO RODAS apresentava as conclusões de uma
Comissão Parlamentar de Inquérito, que desde junho de 1965 investigava a IBAP.
Com ajuda de um perito do Banco do Brasil, a CPI considerou que a empresa não
tinha contabilidade e divulgava um preço para o carro - 4 milhões de cruzeiros,
32510 reais em valores atuais - que não conseguiria cumprir.
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Um galpão
de 300000 metros quadrados em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo,
serviria de fábrica do novo automóvel. "O folheto de publicidade prevê uma
produção de 350 carros por dia - a mesma da Volkswagen do Brasil - a partir de
1968", revelava a matéria, que investigava os métodos de venda da IBAP e
informava que a produção teria início em março de 1967. QUATRO RODAS apurou que
os vendedores diziam aos investidores que a unidade já funcionava e que o carro
havia sido testado pela revista, o que jamais ocorreu.
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Alguns
meses antes da produção em série, no local da fábrica havia só a estrutura de um
armazém com menos de dez funcionários. "Uma pré-série de 500 unidades do motor
viria da Itália para, se aprovado, ser feito aqui", diz Fernandes. "Mas a
Polícia Federal apreendeu um carregamento com ferramental, estampo e moldes como
se fosse contrabando." Ele tentou comprar a estatal Fábrica Nacional de Motores
(FNM), mas o governo vetou a operação. Após uma onda de manchetes negativas,
investidores desistiram das cotas, e a empresa perdeu fôlego.
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No fim de
1968 a IBAP fechou. Após mais de duas décadas, Fernandes foi inocentado da
acusação de coleta irregular de poupança popular. Ele atribui à imprensa -
QUATRO RODAS em especial - uma campanha pelo descrédito ao projeto. Fato é que a
experiência de dirigir o belo cupê ficou quase ficção. Segundo o livro do
jornalista Roberto Nasser, Democrata - O Carro Certo no Tempo Errado, o
cupê faria de 0 a 100 km/h em 10 segundos e atingiria 170 km/h.
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NO PROXIMO ARTIGO
FALAREMOS SOBRE O TUCKER
FONTE :
http://quatrorodas.abril.com.br
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