
A HISTORIA DO TUCKER TORPEDO
Esta
história é interessante para vermos como um país consegue acabar com pessoas
brilhantes fraudando documentos e destruindo grandes projetos. Tudo isso
envolvido em interesses financeiros, protegendo poderosos industriais e
ajudando-os a continuar vendendo suas tecnologias ultrapassadas interrompendo um
boom tecnológico que se iniciaria na indústria automobilística norte-americana.
norte-americana.

Impedindo que uma nova tecnologia fosse colocada no mercado, as indústrias da
época podiam continuar vendendo seus automóveis sem se preocuparem em alterar
suas fábricas e processos de fabricação. Afinal de contas, quem comprasse um
automóvel sem os avanços tecnológicos, alguns anos depois iria querer comprar
outro de melhor tecnologia. Assim, a indústria venderia automóveis a uma mesma
pessoa duas, três ou até mesmo quatro vezes no decorrer de uma década. Quanto
mais vezes fossem divididos os avanços tecnológicos, mais automóveis seriam
vendidos no total.

vejamos como uma pessoa pode
ser tão massacrada num país simplesmente por ser um excelente inventor e ter uma
mente brilhante. Esta é a história de Preston Tucker.
A
carreira de Preston Tucker
Preston Tucker nasceu em Capac, no estado de Michigan, nos Estados Unidos em 21
de setembro de 1903 e teve o seu primeiro emprego como office-boy na sede da
Cadillac Motor Company.
Depois de
casado, trabalhou como vendedor numa concessionária de Memphis, no Tenessee,
chamada Mitchell Dulian. Vinte anos mais tarde, o dono dessa concessionária
passaria a ser o diretor comercial da Tucker Corporation.
Em 1933, Preston Tucker já era diretor comercial da Pierce-Arrow. Pouco tempo
depois, já era proprietário de uma concessionária Packard em Indianápolis.
Durante toda sua vida, Tucker sempre elaborou planos industriais.
Em 1940, inaugurou em Ypsilanti, Michigan, a Tucker Aviation Corporation,
indústria que fabricava aviões, tanques e canhões para a Segunda Guerra Mundial.
Com o fim da guerra, em 1945, ele destinou seu dom industrial ao seu grande
sonho: construir um automóvel que fosse seguro, rápido, baixo, comprido e com
boa aerodinâmica. Nascia o projeto Tucker Torpedo, um carro que estava anos à
frente da concorrência em matéria de engenharia, velocidade, com estilo
futurista, além de ser extremamente seguro. Em quinze anos de projeto, o carro
recebeu diversas inovações como o design aerodinâmico desenvolvido pela
indústria da aviação, além de apresentar uma segurança muito avançada para a
época com cintos de segurança e compartimento deformável dos passageiros. O
pára-brisas do Tucker Torpedo também recebeu uma atenção especial: ficava
encaixado sobre uma espuma de borracha, fazendo com que ele saltasse para fora
do carro em caso de colisão. Este carro também possui um farol central que vira
acompanhando a direção do volante para iluminar nas curvas.

Para se ter idéia de como Tucker se preocupava com a segurança dos passageiros,
as maçanetas internas do veículo ficavam para dentro das portas para evitar que
seus ocupantes se machucassem em caso de acidente. O interior do carro era todo
acolchoado, inclusive o painel; e, o retrovisor interno, era de plástico
flexível.
Tucker Torpedo também tinha um sistema de suspensão independente, freios a disco
nas quatro rodas e era um carro com motor de 6 cilindros horizontais de 5,8
litro (9,6 litros na primeira versão), o mesmo usado no helicóptero Bell, dotado
de uma potência de 150cv, capaz de atingir 190 km/h. Os cilindros do Torpedo, em
1947, já eram alimentados por injeção de gasolina! Enfim, o Tucker Torpedo seria
o carro dos sonhos de todos os americanos, por um preço que grande parte deles
poderia pagar: apenas US$ 2.450,00.

Após a
divulgação do seu projeto, Preston Tucker conseguiu encomendas de 300 mil
unidades de pessoas que queriam possuir o "carro dos sonhos". Com isto,
conseguiu atrair 28 milhões de dólares através do mercado de ações dos Estados
Unidos para iniciar o seu projeto, que foi colocado em prática numa antiga
fábrica de aviões alugada em Chicago, onde chegaram a ser construídas algumas
unidades do carro.
Por ter um projeto totalmente inovador e que poderia abalar as montadoras
norte-americanas, algumas pessoas afirmam que as grandes montadoras da época,
juntamente com o próprio governo norte-americano, fizeram uma grande conspiração
contra Tucker com um marketing negativo agressivo e expansivo de ataque ao
industrial com calúnias, processos e fraudes em seus projetos e balanços que
colocaram Tucker como um dos maiores fraudadores do país, como se tivesse
enganado acionistas e concessionários, sendo comparado até mesmo a Al
Capone.

Tentaram condenar Tucker com uma pena que poderia variar de 20 a 155 anos de
prisão. Mas, com habilidade de mostrar como o país estava sendo injusto com ele,
Tucker conseguiu ser absolvido do processo. Mesmo assim, sua fábrica já havia
sido fechada pelo poder norte-americano e o carro já havia conquistado fama de
fraude, o que culminou no fim do seu sonho nos Estados Unidos, em 1949.
Apenas 51 unidades do Tucker Torpedo chegaram a ser construídas. Destas, 47
ainda existem com colecionadores

No filme Tucker - Um Homem e Seu Sonho, de Francis Ford Coppola, (assista o
filme!) após toda a conturbação, Tucker decidira projetar uma mini-geladeira
para pobres com espaço para colocar apenas alguns litros de leite. Mas, na vida
real, ele tentou construir, no Brasil, o Carioca, um
carro econômico, com desenho esportivo e com inovações já testadas no
Torpedo.

FOTOS ACIMA E ABAIXO DO PROJETO ¨CARIOCA¨ QUE PRESTON TUCKER
TENTOU FAZER NO BRASIL

Um Tucker Torpedo chegou a desfilar nas ruas do Rio de Janeiro e São Paulo para
tentar conseguir acionistas. Mas, com a dificuldade de se encontrar
investidores, seu projeto não saiu do papel.

Preston
Tucker, o criador de um mito da indústria automobilística, morreu de câncer, em
1956, no Rio de Janeiro. Como os Estados Unidos não tinham interesse que Tucker
construísse automóveis, estando o fato bem evidente no filme, penso que a morte
de Tucker não tenha sido natural, e sim planejada.

Infelizmente, o mundo perdeu, na década de
40, uma revolução automobilística que ocorreria com o Tucker Torpedo, um carro
que, nos testes realizados na pista oval de Indianápolis, entrava nas curvas a
170 km/h e atingia cerca de 190 km/h nas retas. Também fazia de 0 a 100 km/h em
apenas 10 segundos, impressionante para a época. Atualmente, são vendidas
réplicas do Tucker nos EUA por cerca de US$ 150 mil.

Para se ter idéia de como os avanços tecnológicos criados por Tucker ficaram
parados no tempo, somente agora, mais de meio século depois, a Mercedes-Benz
resolveu relançar a idéia de Tucker nos seus carros, instalando faróis que viram
de acordo o volante do veículo, para iluminar melhor as curvas. Uma matéria a
respeito pode ser lida no endereço www.mecanicaonline.com.br/2002/agosto/tecnovidade/farois_giratorios.html.

Saiba mais sobre o Tucker Torpedo ou Tucker 48 (como também era chamado, devido
ao ano de seu lançamento) acessando o site do Clube do Tucker no endereço www.tuckerclub.org; conheça mais
detalhes da história do lendário Tucker acessando o endereço www.tuckerclub.org/tuckfaq.html;
e veja as fotos e onde está cada automóvel Tucker Torpedo ainda existente
visitando o endereço www.tuckerclub.org/tuckcars.html.
Nenhum comentário:
Postar um comentário