![](http://perlbal.hi-pi.com/blog-images/582479/mn/130885615503.jpg)
A HISTORIA DO TUCKER TORPEDO
Esta
história é interessante para vermos como um país consegue acabar com pessoas
brilhantes fraudando documentos e destruindo grandes projetos. Tudo isso
envolvido em interesses financeiros, protegendo poderosos industriais e
ajudando-os a continuar vendendo suas tecnologias ultrapassadas interrompendo um
boom tecnológico que se iniciaria na indústria automobilística norte-americana.
norte-americana.
![Blog de carrosnosangue : Carros antigos / Carros no sangue / Dkw / Aero Willys / Caminhões Antigos / Ônibus Antigos / Vemag /, A HISTORIA DO TUCKER TORPEDO](http://perlbal.hi-pi.com/blog-images/582479/mn/130885379703.jpg)
Impedindo que uma nova tecnologia fosse colocada no mercado, as indústrias da
época podiam continuar vendendo seus automóveis sem se preocuparem em alterar
suas fábricas e processos de fabricação. Afinal de contas, quem comprasse um
automóvel sem os avanços tecnológicos, alguns anos depois iria querer comprar
outro de melhor tecnologia. Assim, a indústria venderia automóveis a uma mesma
pessoa duas, três ou até mesmo quatro vezes no decorrer de uma década. Quanto
mais vezes fossem divididos os avanços tecnológicos, mais automóveis seriam
vendidos no total.
![Blog de carrosnosangue : Carros antigos / Carros no sangue / Dkw / Aero Willys / Caminhões Antigos / Ônibus Antigos / Vemag /, A HISTORIA DO TUCKER TORPEDO](http://perlbal.hi-pi.com/blog-images/582479/mn/130885383776.jpg)
vejamos como uma pessoa pode
ser tão massacrada num país simplesmente por ser um excelente inventor e ter uma
mente brilhante. Esta é a história de Preston Tucker.
A
carreira de Preston Tucker
Preston Tucker nasceu em Capac, no estado de Michigan, nos Estados Unidos em 21
de setembro de 1903 e teve o seu primeiro emprego como office-boy na sede da
Cadillac Motor Company.
Depois de
casado, trabalhou como vendedor numa concessionária de Memphis, no Tenessee,
chamada Mitchell Dulian. Vinte anos mais tarde, o dono dessa concessionária
passaria a ser o diretor comercial da Tucker Corporation.
Em 1933, Preston Tucker já era diretor comercial da Pierce-Arrow. Pouco tempo
depois, já era proprietário de uma concessionária Packard em Indianápolis.
Durante toda sua vida, Tucker sempre elaborou planos industriais.
Em 1940, inaugurou em Ypsilanti, Michigan, a Tucker Aviation Corporation,
indústria que fabricava aviões, tanques e canhões para a Segunda Guerra Mundial.
Com o fim da guerra, em 1945, ele destinou seu dom industrial ao seu grande
sonho: construir um automóvel que fosse seguro, rápido, baixo, comprido e com
boa aerodinâmica. Nascia o projeto Tucker Torpedo, um carro que estava anos à
frente da concorrência em matéria de engenharia, velocidade, com estilo
futurista, além de ser extremamente seguro. Em quinze anos de projeto, o carro
recebeu diversas inovações como o design aerodinâmico desenvolvido pela
indústria da aviação, além de apresentar uma segurança muito avançada para a
época com cintos de segurança e compartimento deformável dos passageiros. O
pára-brisas do Tucker Torpedo também recebeu uma atenção especial: ficava
encaixado sobre uma espuma de borracha, fazendo com que ele saltasse para fora
do carro em caso de colisão. Este carro também possui um farol central que vira
acompanhando a direção do volante para iluminar nas curvas.
![Blog de carrosnosangue : Carros antigos / Carros no sangue / Dkw / Aero Willys / Caminhões Antigos / Ônibus Antigos / Vemag /, A HISTORIA DO TUCKER TORPEDO](http://perlbal.hi-pi.com/blog-images/582479/mn/130885393802.jpg)
Para se ter idéia de como Tucker se preocupava com a segurança dos passageiros,
as maçanetas internas do veículo ficavam para dentro das portas para evitar que
seus ocupantes se machucassem em caso de acidente. O interior do carro era todo
acolchoado, inclusive o painel; e, o retrovisor interno, era de plástico
flexível.
Tucker Torpedo também tinha um sistema de suspensão independente, freios a disco
nas quatro rodas e era um carro com motor de 6 cilindros horizontais de 5,8
litro (9,6 litros na primeira versão), o mesmo usado no helicóptero Bell, dotado
de uma potência de 150cv, capaz de atingir 190 km/h. Os cilindros do Torpedo, em
1947, já eram alimentados por injeção de gasolina! Enfim, o Tucker Torpedo seria
o carro dos sonhos de todos os americanos, por um preço que grande parte deles
poderia pagar: apenas US$ 2.450,00.
![Blog de carrosnosangue : Carros antigos / Carros no sangue / Dkw / Aero Willys / Caminhões Antigos / Ônibus Antigos / Vemag /, A HISTORIA DO TUCKER TORPEDO](http://perlbal.hi-pi.com/blog-images/582479/mn/130885407874.jpg)
Após a
divulgação do seu projeto, Preston Tucker conseguiu encomendas de 300 mil
unidades de pessoas que queriam possuir o "carro dos sonhos". Com isto,
conseguiu atrair 28 milhões de dólares através do mercado de ações dos Estados
Unidos para iniciar o seu projeto, que foi colocado em prática numa antiga
fábrica de aviões alugada em Chicago, onde chegaram a ser construídas algumas
unidades do carro.
Por ter um projeto totalmente inovador e que poderia abalar as montadoras
norte-americanas, algumas pessoas afirmam que as grandes montadoras da época,
juntamente com o próprio governo norte-americano, fizeram uma grande conspiração
contra Tucker com um marketing negativo agressivo e expansivo de ataque ao
industrial com calúnias, processos e fraudes em seus projetos e balanços que
colocaram Tucker como um dos maiores fraudadores do país, como se tivesse
enganado acionistas e concessionários, sendo comparado até mesmo a Al
Capone.
![Blog de carrosnosangue : Carros antigos / Carros no sangue / Dkw / Aero Willys / Caminhões Antigos / Ônibus Antigos / Vemag /, A HISTORIA DO TUCKER TORPEDO](http://perlbal.hi-pi.com/blog-images/582479/mn/130885418492.jpg)
Tentaram condenar Tucker com uma pena que poderia variar de 20 a 155 anos de
prisão. Mas, com habilidade de mostrar como o país estava sendo injusto com ele,
Tucker conseguiu ser absolvido do processo. Mesmo assim, sua fábrica já havia
sido fechada pelo poder norte-americano e o carro já havia conquistado fama de
fraude, o que culminou no fim do seu sonho nos Estados Unidos, em 1949.
Apenas 51 unidades do Tucker Torpedo chegaram a ser construídas. Destas, 47
ainda existem com colecionadores
![Blog de carrosnosangue : Carros antigos / Carros no sangue / Dkw / Aero Willys / Caminhões Antigos / Ônibus Antigos / Vemag /, A HISTORIA DO TUCKER TORPEDO](http://perlbal.hi-pi.com/blog-images/582479/mn/130885429332.jpg)
No filme Tucker - Um Homem e Seu Sonho, de Francis Ford Coppola, (assista o
filme!) após toda a conturbação, Tucker decidira projetar uma mini-geladeira
para pobres com espaço para colocar apenas alguns litros de leite. Mas, na vida
real, ele tentou construir, no Brasil, o Carioca, um
carro econômico, com desenho esportivo e com inovações já testadas no
Torpedo.
![Blog de carrosnosangue : Carros antigos / Carros no sangue / Dkw / Aero Willys / Caminhões Antigos / Ônibus Antigos / Vemag /, A HISTORIA DO TUCKER TORPEDO](http://perlbal.hi-pi.com/blog-images/582479/mn/130885577227.jpg)
FOTOS ACIMA E ABAIXO DO PROJETO ¨CARIOCA¨ QUE PRESTON TUCKER
TENTOU FAZER NO BRASIL
![Blog de carrosnosangue : Carros antigos / Carros no sangue / Dkw / Aero Willys / Caminhões Antigos / Ônibus Antigos / Vemag /, A HISTORIA DO TUCKER TORPEDO](http://perlbal.hi-pi.com/blog-images/582479/mn/130885588636.jpg)
Um Tucker Torpedo chegou a desfilar nas ruas do Rio de Janeiro e São Paulo para
tentar conseguir acionistas. Mas, com a dificuldade de se encontrar
investidores, seu projeto não saiu do papel.
![Blog de carrosnosangue : Carros antigos / Carros no sangue / Dkw / Aero Willys / Caminhões Antigos / Ônibus Antigos / Vemag /, A HISTORIA DO TUCKER TORPEDO](http://perlbal.hi-pi.com/blog-images/582479/mn/130885606981.jpg)
Preston
Tucker, o criador de um mito da indústria automobilística, morreu de câncer, em
1956, no Rio de Janeiro. Como os Estados Unidos não tinham interesse que Tucker
construísse automóveis, estando o fato bem evidente no filme, penso que a morte
de Tucker não tenha sido natural, e sim planejada.
![Blog de carrosnosangue : Carros antigos / Carros no sangue / Dkw / Aero Willys / Caminhões Antigos / Ônibus Antigos / Vemag /, A HISTORIA DO TUCKER TORPEDO](http://perlbal.hi-pi.com/blog-images/582479/mn/130885464891.jpg)
Infelizmente, o mundo perdeu, na década de
40, uma revolução automobilística que ocorreria com o Tucker Torpedo, um carro
que, nos testes realizados na pista oval de Indianápolis, entrava nas curvas a
170 km/h e atingia cerca de 190 km/h nas retas. Também fazia de 0 a 100 km/h em
apenas 10 segundos, impressionante para a época. Atualmente, são vendidas
réplicas do Tucker nos EUA por cerca de US$ 150 mil.
![Blog de carrosnosangue : Carros antigos / Carros no sangue / Dkw / Aero Willys / Caminhões Antigos / Ônibus Antigos / Vemag /, A HISTORIA DO TUCKER TORPEDO](http://perlbal.hi-pi.com/blog-images/582479/mn/130885471689.jpg)
Para se ter idéia de como os avanços tecnológicos criados por Tucker ficaram
parados no tempo, somente agora, mais de meio século depois, a Mercedes-Benz
resolveu relançar a idéia de Tucker nos seus carros, instalando faróis que viram
de acordo o volante do veículo, para iluminar melhor as curvas. Uma matéria a
respeito pode ser lida no endereço www.mecanicaonline.com.br/2002/agosto/tecnovidade/farois_giratorios.html.
![Blog de carrosnosangue : Carros antigos / Carros no sangue / Dkw / Aero Willys / Caminhões Antigos / Ônibus Antigos / Vemag /, A HISTORIA DO TUCKER TORPEDO](http://perlbal.hi-pi.com/blog-images/582479/mn/130885476207.jpg)
Saiba mais sobre o Tucker Torpedo ou Tucker 48 (como também era chamado, devido
ao ano de seu lançamento) acessando o site do Clube do Tucker no endereço www.tuckerclub.org; conheça mais
detalhes da história do lendário Tucker acessando o endereço www.tuckerclub.org/tuckfaq.html;
e veja as fotos e onde está cada automóvel Tucker Torpedo ainda existente
visitando o endereço www.tuckerclub.org/tuckcars.html.
Nenhum comentário:
Postar um comentário